Quero parar de fumar

Está tentando parar de fumar? Dicas do que fazer e não fazer

A parada pode ser imediata ou gradual.

Na parada imediata, você escolhe uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro e para totalmente.

Já na parada gradual, você pode escolher um dos dois métodos abaixo:

  1. Comece reduzindo o número de cigarros. Conte o número de cigarros fumados por dia e passe a fumar um número menor a cada dia até chegar o dia em que não fuma nenhum cigarro.
  2. Adie a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. A ideia é que você vá adiando o primeiro cigarro por um número de horas pré-determinado a cada dia até chegar o dia em que não fuma nenhum cigarro.

Independente da forma escolhida, algumas dicas são importantes:

  • Crie um plano próprio para parar de fumar: o que funcionou para um parente ou conhecido não necessariamente vai funcionar para você, por isso, é importante respeitar as individualidades.
  • Defina o dia em que você vai parar de fumar e crie um planejamento para que esse dia seja especial. Se optar por parar gradualmente, pensar em uma data para terminar o processo.
  • Acredite em si mesmo. Parar de fumar é difícil, mas não é impossível. Vale pensar em coisas difíceis que você já conseguiu superar na vida, isso pode ajudar.
  • Defina e escreva os motivos pelos quais você deseja parar de fumar. Deixe em um local que seja fácil, pra você poder consultar sempre.
  • Defina, dentro da sua rotina diária, as situações ou ocasiões “gatilho”, ou seja, as que estão associadas ao aumento do desejo de fumar. A partir daí, mude a rotina ou crie ferramentas para conseguir enfrentar esses momentos.
  • Evite locais com muitos fumantes.
  • Conte com o apoio de sua família e de seus amigos. Eles precisam saber que você está tentando parar de fumar, isso ajuda a entender os sintomas da abstinência, principalmente a irritação.
  • Beba muita água, especialmente quando der vontade de fumar.
  • Evite ficar com cigarros e cinzeiros próximos.
  • Pratique atividade física, isso ajuda a aliviar o estresse e a manter o peso.
  • Converse com outro fumante que esteja tentando parar e troque experiências.
  • Busque ajuda de profissionais da saúde para receber orientações mais específicas.
  • Mantenha-se ocupado! Faça coisas saudáveis! Tudo isso aumenta a sensação de bem estar e ajuda a preencher o vazio deixado pelo cigarro.